A Turma A164, do Curso Auxiliar Administrativo, elaborou um projeto social como parte do encerramento do módulo inicial do Programa Jovem Aprendiz da INTEGRAR-RS, realizado pelos alunos antes de ingressarem na respectiva empresa em que irão atuar.
Este módulo tem 80 horas, distribuídas em vinte e dois dias de aulas teóricas, e funciona como uma preparação do jovem, quando este inicia o curso de aprendizagem da INTEGRAR-RS. Nesse período, além da realização de um projeto, o jovem aprende teorias administrativas básicas para poder ingressar na empresa, como: funcionamento de uma organização, elaboração de e-mails, inserção de dados em planilhas, ética e cidadania, marketing pessoal, dentre outras rotinas administrativas.
É de extrema importância que o aprendiz cumpra essas horas, pois é neste tempo que as habilidades e as competências básicas lhe serão ensinadas, como forma de educá-lo para que ele preste um serviço com mais qualidade para a empresa onde irá trabalhar.
Durante esse período de aprendizado, os alunos elaboram um projeto pedagógico onde é escolhido um tema, com o instrutor da aprendizagem, o qual é a pessoa responsável pelo monitoramento e orientação.
A orientação desta turma foi feita pela instrutora, Daniela Oldenburg, que auxiliou no projeto, voltado para o social, nomeado de Projeto Cãociente e nele, os aprendizes optaram por contemplar três instituições diferentes, são elas:
1) Auquemia – ONG de proteção animal: recebeu doação de tampinhas arrecadadas pelos alunos e que serão revertidas em dinheiro através da venda para reciclagem;
2) Vira a Lata – Projeto voltado à causa animal: recebeu óleo de fritura arrecadado pela turma, para ser revertido em dinheiro, destinado à compra de ração para cães e gatos;
3) Ação Social de Fé – ONG destinada ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: recebeu doações de brinquedos arrecadados pelos jovens, que foram até a instituição para fazer a entrega.
Acompanhe o vídeo que a turma A164 fez para a apresentação do projeto:
Projetos como esse, ampliam a compreensão dos jovens sobre as fragilidades existentes na sociedade e reforçam a importância do voluntariado para a comunidade local, além de proporcionar, através do conhecimento de novas realidades, o desenvolvimento da sua criatividade na busca de ações que contribuam para a causa.
Parabéns pelo Projeto!