fbpx

Enem 2023: Inscrições para o pedido de isenção abriram nesta segunda

Enem 2023 - estudante fazendo a prova

Por Cynara Pereira e Thayara Soares

 

O Enem é considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. O objetivo é possibilitar o acesso às instituições de educação, sejam elas públicas ou privadas, por intermédio de uma prova de conhecimentos.

 

O resultado obtido na prova é critério para a conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal, podendo ser utilizado, também, como complemento aos vestibulares promovidos pelas próprias instituições de ensino ou para a entrada direta em entidades que disponham dessa forma de ingresso.

 

Neste ano, 2023, o teste está marcado para os dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil.

 

Como solicitar a isenção da prova

 

Você deve entrar na Página do Participante, informar o seu CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido.

 

Quem tem direito a isenção da prova?

 

  • Pessoas que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;
  • Alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
  • Cidadãos em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Quando saem os resultados da isenção?

 

A data para divulgação está marcada para o dia 8 de maio. Caso seu pedido seja negado, será possível entrar com recurso, entre 8 e 12 de maio, e tentar novamente.

 

Ganhei a isenção no Enem 2022, mas faltei a prova, e agora?

 

Nesse caso, você deve entrar na Página do Participante e justificar a sua ausência, para isso, basta adicionar o atestado  médico ou o boletim de ocorrência, por exemplo. Caso contrário, perderá o benefício conquistado.

 

Como funcionam as provas?

 

Os testes, tradicionalmente, são aplicados em dois domingos consecutivos do mês, seja na versão impressa ou digital, com duração de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia de provas, e 5 horas no segundo. 

 

Os portões serão abertos às 11h30 e fechados, pontualmente, às 13h, por esse motivo, os participantes devem chegar aos seus respectivos locais de provas com antecedência.

 

Quando ocorrerá o Enem 2023?

 

As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, em todo território brasileiro, sendo:

 

  • No dia 05/11, das 13h30 às 19h, com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação;
  • No dia 12/11, das 13h30 às 18h30, com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

 

Confira os itens obrigatórios para fazer o exame:

  • Documento oficial com foto.
  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Máscara de uso facial.
  • Cartão de confirmação – O documento possui número de inscrição, a data, a hora e o local de realização do exame, a solicitação de atendimento especializado e o nome social, caso solicitado e aprovado.

 

Além desses itens, é permitido, ou opcional, levar:

  • Lanche e água
  • Luvas transparentes para as mãos
  • Álcool gel – o Inep disponibilizará álcool em todas as salas, mas caso o participante tenha condições, pode levar o seu.

 

E não custa lembrar: celular não pode.

COMPARTILHE